quarta-feira, 11 de maio de 2011

Cada ser humano é único e merece uma tatuagem única.

Holambra Tattoo
por Ronaldo Santana e Nanda Ramona



Na estrada
Um dia comum na Advance Piercing Tattoo e Nanda procurando flores para realizar uma tatuagem de um lírio na perna de sua cliente. Não estava entendo muito porque tanta procura para referência já que Nanda ultimamente vem produzindo diversos temas relacionado a flores.
Vendo tanta impaciência perguntei por que tanta procura por algo que você já está acostumado a fazer? Então ela disse que quando você digita “flores” no Google, na pesquisa sobre imagens, de todas as fotos que aparecem em nenhuma é possível ver os detalhes das folhas e nem dos caules.
O caule. Parece ser simples desenhar um caule, mas para trabalhos mais realistas é necessário uma referência real e sem esse real o trabalho nunca fica bom.

Um cidade nova
Nanda continuava insatisfeita com o que a internet apontava de imagens. Todo dia aparece um cliente com uma ideia igual de flores, a mesma rosa, a mesma lótus e a mesma peônia. Parece que as flores se resumem em apenas 3 espécies.
E eu fiquei pensando nas possibilidades de trazer essa referência real para o estúdio, sei lá... começar a colocar algumas  aqui na Advance, mas isso não seria possível porque há muitas espécies.
Mas tentamos abrir a mente das pessoas e demonstrar que não existem somente os desenhos de revista e que criar para a gente é um grande desafio, mas muito compensador. E acredito que essa é a forma de pensar da maioria dos artistas, que eu conheço.
Pensando na solução dos caules lembrei que tinha visto em um outdoor que ia ter  no shopping de Osasco uma exposição de flores diretamente de Holambra, a cidade das flores.

Uma cidade sem flores
A exposição seria na próxima semana, entretanto não era de diversas espécies de flores como estávamos precisando, era uma exposição somente de  lírios. Liguei pra Nanda imediatamente e comentei sobre a exposição e se ela topava de ir lá para a gente tirar umas fotos. Na empolgação acabei passando a data errada do evento. Como ia só mais tarde ao shopping porque estava cobrindo o campeonato do skate, recebi a ligação da Nanda falando que o evento seria na outra semana. Então ela comentou comigo: “Ronald. Ao invés de ir ao shopping ver apenas lírios acho que é melhor ir direto à fonte, na cidade das flores, Holambra.
Bem, melhor ideia e melhor referência não poderia ter.
Então o próximo domingo de Nanda foi assim: pegar o carro, encher o tanque e percorrer os 127 km que a separava do caule.
Agora leia e conheça um pouco sobre Holambra por Nanda Ramona.
Abraços,
Ronaldo




A cidade sem flores


Chegando a Holambra a primeira coisa que reparei foi que não existiam flores nas ruas da cidade e fiquei sem entender nada. Somente mais tarde após contratar os serviços de uma guia turística que entendi porque no centro da cidade não existiam flores.
Como a cidade é a maior produtora de flores do Brasil, a maior preocupação dos fazendeiros de flores é que as pragas urbanas não infestem suas plantações. Então por este motivo a população não pode cultivar flores em seus jardins particulares e a prefeitura também não pode utilizar flores para decorar a cidade.

Fazenda de rosas

Mas não é permitida a entrada de visitantes nas fazendas. E foi preciso contratar uma guia para fazer todas as visitas, já que cada fazenda cultiva uma espécie de flor diferente.
Consegui conhecer 4 fazendas com as seguintes plantações: gérbera, lírios, crisântemos e por último um 
roseiral de encher os olhos de tanta beleza.
Rede de proteção

Rosas
Mas ainda não era o suficiente, queria mais. E perguntei para a guia onde poderia encontrar mais espécies de flores e ela me indicou um mercado no centro da cidade que se chamava A Orquídea. Foi então que me realizei. Neste mercado que por sinal era enorme, existiam exemplares de todas as espécies de flores que eu precisava e ainda mais.



Gérbera
Caule
Além de trazer algumas espécies para casa, tirei muitas fotos de todos os ângulos imagináveis de cima para baixo, de baixo para cima, de lado, só do Caule, só das folhas enfim, de tudo o que eu tanto pesquisava e que não encontrava na internet.
O encontro


Orquídea
Na verdade o que sempre me incomodou, era que a grande maioria dos clientes que entram na Advance procurando por flores querem sempre as mesmas flores. É claro que as pessoas não têm a obrigação de saber de todas as espécies de flores que existem, elas simplesmente querem uma flor. Cabe a o artista estudar um pouco mais e sempre tentar mostrar para as pessoas que assim como as flores cada ser humano é único e merece uma tatuagem única.

Estufa
Mercado de flores a Orquídea

É muito chato sair na rua e ver um monte de rosas tatuadas, ou uma porção de flores de lótus. Porque não ter uma orquídea, um lírio ou até mesmo uma zínia que é uma flor de extraordinária beleza e muito pouco conhecida.

Claro que somente a prática e os estudos levam a perfeição, e talvez nem todos os artistas queiram isso, mas acredito que o trabalho é o grande diferencial e por isso sigo estudando e tentando deixar minhas tatuagens de flores cada vez mais reais.

Hibisco
Rosa branca
Caso deseje ter algo realmente diferente do copie e cole que fazem por aí, o convite está feito. Aqui na Advance você será muito bem recebido.
Original do caule às pétalas!




Próxima parada: Jardim Botânico. Siga nosso blog.
Advance Piercing and Tattoo with Style

 Advance Tattoo. Muito mais conteúdo.



Veja abaixo mais fotos das flores de Holambra e alguns trabalhos realizados por Nanda Ramona.

Tatuagem de Lírio 
Tatuagem de Lírio
Tatuagem de Rosa
Begônia 
Girassol




3 comentários:

  1. Parabéns Nanda!
    Mto legal seu trabalho e a preocupação que vc tem em executá-lo de uma forma diferencial! ;)
    Acho que já sei onde farei a minha próxima tattoo!

    ResponderExcluir
  2. parabéns! quem ama o q faz de verdade sempre quer o melhor, e pesquisar faz parte do profissionalismo, bjokas

    ResponderExcluir
  3. Eu me lembro da Advance desde o inicio, desde quando ajudei o Ronaldo e o Buga a fazerem as mudanças, quebrar paredes, pintar paredes, enfim, a dedicação e amor pela arte sempre existiu em todos na Advance, desde de pintar uma parede, a estudar as técnicas de body art, desenhar, pesquisar novos tatuadores e suas técnicas, ir para as conveções, até mesmo o Ronaldo colocando em prática o melhor atendimento, a publicidade, portanto, não poderia ser diferente com a Nanda Ramona, pra mim "Fê" não é Fé? rs.

    Seu trabalho é o espelho de sua alma de artista, como é feito verdadeiramente, como existe dedicação, eu tento ser músico, eu amo arte em geral sei como é, aliás, "sacomé", a palavra que usarei pra expressar é "orgulho".

    Bjos.

    Gil.

    ResponderExcluir